top of page
  • Foto do escritorIgreja Presbiteriana de Araraquara

Mensagem: TESTEMUNHANDO PARA QUE O MUNDO CREIA


Vivemos numa comunidade liberal, onde teoricamente há respeito e certa liberdade de culto. Podemos nos reunir, adorar e até mesmo promover o proselitismo através da evangelização.

Pertencemos a uma denominação histórica, de reconhecimento mundial, portadora de uma considerável reputação como uma instituição séria e de objetivos claros e cristãos.

Mas, ao mesmo tempo pertencemos a um grupo maior, chamados de cristãos evangélicos, que no momento tem sido alvo de oposições, não pela fidelidade à Cristo e à sua causa, mas, sim, por posturas que mancham e desprestigiam o nome da religião e principalmente de Deus.

Hoje é comum escândalos envolvendo evangélicos, até com certa frequência.

Em Tessalônica vemos de certa forma uma comunidade liberal, de população mista, de influência helenística, que suportava várias religiões e filosofias. Mas, quando o cristianismo com sua pregação proselitista apareceu, gerou repúdio e alvoroço, principalmente entre os judeus que ali viviam. (Atos 17).

Apesar da perseguição, uma igreja se formou e fortaleceu-se no SENHOR. Transformou-se numa igreja forte e modelo para todos os cristãos, apesar da comunidade secularizada e anticristã em que estava inserida.

Deste modo a Igreja de Tessalônica é um exemplo a ser seguido. Mas, o que fizeram os cristãos tessalonicenses para serem exemplo?

Olhando para 1 Tessalonicenses 4.9-12, vemos algumas das muitas características que fizeram deles uma igreja modelo. Aqui podemos aprender:

COMO SER MODELO DE CRISTIANISMO NO MEIO DE UMA SOCIEDADE PLURAL

1 - ATRAVÉS DA PRÁTICA DO AMOR FRATERNAL - V. 9-10

A Igreja era reconhecida pela prática do Amor, sabendo que tal prática:

A - é um dever exigido por Deus;

B - é algo inerente e ininterrupto na vida do crente.

Pesa sobre nós a responsabilidade de progredir na prática do amor fraternal.

2 - ATRAVÉS DE UMA DILIGÊNCIA PARA VIVER TRANQUILAMENTE - V. 11a

Dentro da exortação de Paulo, além do amor, estava a prática da boa vizinhança. Ou seja, fazer o que for preciso para viver vida tranquila. Sem confusão, vivendo em paz com todos. Vida tranquila, sem ostentação.

Aqui está o mesmo ensino expresso em Romanos, no que depender de vós tende paz com todos os homens.

3 - ATRAVÉS DE UMA PRÁTICA ZELOSA - V. 11b

“CUIDAR DO QUE É VOSSO”.

Tal expressão demonstra que o modo como agimos em relação o que temos e onde vivemos, serve de testemunho.

Nossa limpeza, organização e seriedade na administração são percebidos. Como cuidamos e zelamos pela nossa casa, família, filhos, propriedades, emprego, etc...

Zelar por aquilo que Deus nos deu.

4 - ATRAVÉS DE UMA VIDA ÚTIL OU PRODUTIVA - V. 11c-12

“TRABALHAR”.

A ociosidade é condenada nas Escrituras! O crente modelo é trabalhador, faz por onde, não dá trabalho.

O contexto indica que havia problemas com empregos, e que talvez não tivesse emprego para os cristãos; então Paulo dá uma dica: use seu talento natural, aquilo que você sabe (com as próprias mãos). Mesmo que seja pequeno, certamente vai te dar dignidade e suprir suas necessidades.

Amor, paz, zelo e trabalho são marcas cristãs que influenciam toda uma comunidade. Demonstram como agimos para com o nosso Deus, que nos deu tudo, mostra nossa gratidão ao SENHOR e que seu Amor nos alcançou.

O modo como agimos, testemunha no que cremos e indica por quem vivemos!

Só assim, independentemente da nossa denominação e do contexto da nossa sociedade, teremos o privilégio de sermos reconhecidos como VERDADEIROS CRISTÃOS. 1 Pe 3.13-17.

Rev. Everton Matheus.


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page