“A igreja, na verdade, tinha paz..., edificando-se e caminhando no temor do Senhor, e, no conforto do Espírito Santo, crescia em número” Ato 9.31
Em tempos de competição e de exigência de produtividade, a igreja sofre tendo que mostrar frutos. O foco está nas metodologias humanas para o crescimento da igreja, pragmatismo. Mas, será que o crescimento que a Bíblia fala e menciona em vários pontos deve estar baseado em metodologias humanas, marketing, propaganda, eventos, shows e etc?
Na verdade eu creio que o desenvolvimento da Igreja precisa ser natural e não firmado em receitas mirabolantes.
A Bíblia mostra o caminho aceitável e de Deus para o crescimento da Igreja. Caminho que ao invés de apresentar metodologias, mostra CONDIÇÕES necessárias para que a igreja cresça. Mas, quais são estas condições? É justamente isso que a Bíblia trata em Atos 9.31. aqui vemos o autor dizer sobre:
AS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA O CRESCIMENTO DA IGREJA
VIVER NO TEMOR DO SENHOR
Edificar = crescer = caminhar = andar = VIVER
Temor = respeito = reverência.
Viver no temor do SENHOR significa:
A - buscar o ensino de Deus Pv 1.7
B - praticar os mandamentos de Deus Dt 6.2,24
C - Confiar na providência de Deus Sl 34.7-9
D - apresentar-se com reverência à Deus At 5.1-4,11; Sl 111.10
VIVER NO CONFORTO DO ESPÍRITO SANTO
Conforto = consolo = edificação = encorajamento
Viver no conforto do Espírito Santo significa:
A - ter comunhão com Ele Jo 14.16-17
B - ser conduzido por Ele Jo 14.26
C - ser amparado NEle Rm 8.26-27
D - ter das qualidades Dele Gl 5.22-25
O desenvolvimento da Igreja somente será real e permanente se acontecer naturalmente, fruto das condições bíblicas necessárias para o crescimento.
A Igreja é de Deus e precisa possuir das suas qualidades. Uma igreja que não teme o SENHOR e não vive debaixo do conforto do Espírito, não se edifica, ou seja, não cresce. Se cresce sem tais condições não deve ser uma igreja verdadeira de Deus, apesar de usar o nome.
Rev. Everton Matheus.