top of page
  • Foto do escritorIgreja Presbiteriana de Araraquara

Mensagem: MÊS DA IGREJA - IPA - 140 ANOS


“Havia na Igreja de Antioquia profetas e mestres... E, servindo eles ao Senhor... Enviados... anunciavam a palavra de Deus” Atos 13.1-5

No dia 03 de Junho de 1879 temos o evento que marca o início da Igreja Presbiteriana de Araraquara. O Rev. João Fernandes Dagama, português, exilado da Madeira, que havia chegado ao Brasil em outubro de 1870, vindo do Presbitério de Springfield, foi o precursor do plantio de várias igrejas no chamado Oeste de São Paulo. Em 1872 já estava em Brotas-SP, pregando a Palavra de Deus de cidade em cidade, de vila em vila. A Igreja Presbiteriana de Araraquara está contada entre as 25 pioneiras Igrejas Presbiterianas do Brasil e é a 1ª Igreja Presbiteriana organizada dentro da jurisdição do Presbitério de Araraquara e do Sínodo Oeste de São Paulo, que engloba, além do nosso, os presbitérios de Ribeirão Preto e de Franca.

A missão vista na Igreja Primitiva ainda se mantém na essência da Igreja de hoje e para se perpetuar até o dia final precisa estar pautada nos mesmos princípios.

Olhando no registro bíblico sobre a Igreja de Antioquia, vemos alguns pilares que fizeram desta igreja uma igreja missionária e centro para o alcance de tantas outras cidades para o Senhor Jesus.

Uma Igreja fundamentada na Palavra e nos ensinos de Jesus. A indicação de que havia profetas e mestres, aponta para um ministério altamente dependente das Escrituras e direcionados por ela.

Uma Igreja operosa em fé e consagração a Deus. No verso 2 temos os gerúndios, “servindo” e “Jejuando”. Isto aponta para a realidade de uma igreja cuja fé alicerçada nas Sagradas Escrituras resultava em obras e mais consagração ao SENHOR.

Uma Igreja fiel e vocacionada pelo Espírito Santo. O registro de Lucas deixa claro que a igreja vivia na dependência e na direção do Espírito Santo através da prática de jejuns e orações. A ação ministerial da igreja é definida pela direção clara do Espírito Santo que dota seus servos e os vocaciona.

Uma Igreja que envia, apoia e acompanha o resultado da missão. O termo “despediram” não aponta para uma ação de ficar livre, mas de ir junto. Por isso, o registro da ordenação com imposição de mãos. A Igreja de Antioquia, enviava, apoiava e acompanhava, por meio de relatórios e retornos dos missionários, o resultado da Obra de Deus em plantar outras igrejas missionais.

Ainda estamos nesse mesmo projeto. Hoje a IPA reforça tais pilares e se esforça para cumprir fielmente a missão recebida. Que Deus nos ajude para fazermos mais e melhor, para honra e glória do nosso SENHOR JESUS CRISTO.

Parabéns Igreja Presbiteriana de Araraquara. Soli Deo Gloria.

Rev. Everton Matheus.


20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page