“Da multidão dos que creram era um o coração e a alma...” At 4.32
A Igreja contemporânea está vivendo uma verdadeira crise de identidade. Não apresenta mais as conhecidas marcas da verdadeira igreja: pregação fiel das Escrituras, administração dos Sacramentos bíblicos e a aplicação da disciplina eclesiástica. Quando olhamos para a história da igreja, vemos que tal situação não é privilégio desta geração. Já houveram em outros tempos.
Quando perdemos tais marcas perdemos a essência da vida cristã. No livro de Atos dos Apóstolos ainda vemos a igreja em seu início e consequentemente guardando as verdadeiras marcas. Marcas que conduziam aos crentes a viverem a essência do cristianismo. Assim sendo podemos ver em Atos 4.32-35, sobre: AS CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS DA IGREJA CRISTÃ:
KOINONIA (COMUNHÃO) - V. 32 - UM O CORAÇÃO E A ALMA. - TUDO, PORÉM, LHES ERA COMUM.
Havia uma verdadeira unidade de fé e prática. Um só pensamento e uma só ação. Pensavam concordemente porque tinham as mesmas marcas como critério para a vida.
KERIGMA (PROCLAMAÇÃO - PREGAÇÃO) - 33 DAVAM TESTEMUNHO COM GRANDE PODER: PREGAÇÃO, DONS e DOUTRINA.
A palavra para testemunho é martireo, donde vem nossa palavra martírio. Significava que pregavam com a vida, vivendo o que pregavam mesmo sabendo do risco de morte.
KARISMA (GRAÇA, SIMPATIA) - 33B - E EM TODOS ELES HAVIA ABUNDANTE GRAÇA: MISERICÓRDIA; GENEROSIDADE; BONDADE.
Graça que resultava em amparo aos necessitados. Graça que apesar da perseguição eminente gerava simpatia entre todo o povo.
DIACONIA (SERVIÇO) - 34-35 - NENHUM NECESSITADO HAVIA... SE DISTRIBUIA A QUALQUER UM - ABNEGAÇÃO QUE GERAVA SERVIÇO EM PROL DE QUEM PRECISAVA.
Serviço como ministério baseado no amor gerando provisão e cuidado para cada um dos crentes.
Uma igreja que possui as verdadeiras marcas da igreja de Cristo, alimentada pela palavra e sacramentos, educada pela disciplina bíblica, vive a essência do cristianismo traduzida em suas ações cotidianas de: Comunhão, Pregação, Bondade e Boas obras.
Este deve ser o nosso alvo como comunidade cristã que preserva as marcas da Igreja de Cristo.
Lembre-se você é a Igreja e sendo assim tais características precisam ser vistas em você.
O que você tem feito para aumentar a comunhão da nossa comunidade?
Você tem testemunhado com grande poder?
Você tem agido com graça e simpatia?
Você tem servido em amor?
Vivamos para que o Mundo Creia. Deus nos abençoe!
Rev. Everton Matheus.