SABEDORIA E DEPENDÊNCIA NO SERVIR A DEUS
O TRABALHO DO SENHOR REQUER COMUNHÃO, MOTIVAÇÃO E DEDICAÇÃO.
O livro de Neemias registra todo o processo da restauração dos muros de Jerusalém após o exílio de Israel. O livro mostra como Neemias se dispôs à servir ao Senhor, sua administração, seus feitos e como a “boa mão de Deus” esteve com ele.
O livro não esconde as dificuldades que o líder sofreu e nem muito menos a oposição que se levantou da parte de Sambalá, Tobias e Gesém.
No capítulo 4.1-23 vemos que o povo já havia realizado muito da tarefa da reconstrução dos muros. Isto acelerou o processo de oposição iniciados no cap. 2.19 por Sambalá, Tobias e Gesém.
Sendo assim o texto nos serve de modelo como devemos agir diante da oposição quando nos dispomos a trabalhar para Deus.
AS POSTURAS CORRETAS EM RESPOSTA A OPOSIÇÃO DA OBRA DE DEUS
Antes das posturas propriamente é preciso entender como funciona a oposição. Geralmente ela obedece um padrão e sequência:
1 - Indignação por parte dos opositores, mostrando falta de conhecimento e tentando gerar dúvida no coração do povo. 2.19
2 - Menosprezo. Tentativa de menosprezar quem faz a obra: “fracos judeus” ou de superdimensionar a tarefa como sendo algo impossível de fazer: “Darão cabo da obra em um só dia?”v2
3 - Escárnio. Tentativa de desprezar o que fora feito; ridicularizar a obra ou o modo como está sendo feito: Uma raposa derrubará com o rabo. V3
I - VIDA DE ORAÇÃO V.4-5, 14
Precisamos lembrar que a obra é do SENHOR.
Todos os problemas inicialmente devem ser levados à Ele.
Deus é quem nos fortalece a mão para o trabalho, Ele é quem nos anima na aflição, Ele é quem nos protege na opressão.
“Ouve, ó nosso Deus...”
II - ÂNIMO PARA O TRABALHO V.6 Apesar de toda a oposição o povo se dispôs a realizar a obra.
“Assim, edificamos o muro, e todo o muro se fechou até a metade de sua altura; PORQUE O POVO TINHA ÂNIMO PARA TRABALHAR”. Verifique cap. 6.15-16
III - TOMAR PRECAUÇÃO CONTRA O OPOSITOR V. 9b, 13
Existe uma relação entre a soberania de Deus e nossa responsabilidade pessoal.
Deus promete nos guardar, mas, nós devemos prover segurança. Deus nos promete livramento, mas, nós devemos prover rotas de fuga. Neemias orou e como proteção puseram guarda contra os opositores.
Uma obra nos foi confiada para ser realizada. Certamente oposição não faltará.
Tentarão superdimensioná-la, para desistirmos.
Tentarão menosprezar nossa força, para desanimarmos.
Tentarão ridicularizar nosso feito, para envergonharmos.
Tentarão perseguir, para nos amedrontar.
O que faremos? Oraremos ao Senhor, não deixaremos de trabalhar e tomaremos precaução contra o inimigo até o fim, para que todos reconheçam que por intervenção de nosso Deus é que fizemos a obra. Amém.
Rev. Everton Matheus.