top of page
  • Rev. Everton Matheus

Mensagem: Igreja - Agência Proclamadora do Evangelho


Qual a Mensagem da pregação?

“...Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo”. Atos 2.38

Hoje em dia com o crescimento dos evangélicos no Brasil, tem surgido várias igrejas e denominações cujo fundamento está firmando em crescimento numérico a qualquer custo e não na fidelidade às Escrituras. Isto tem conduzido muitos líderes a desenvolverem estratégias e porque não dizer “artimanhas” para ludibriarem e prenderem pessoas desavisadas e muitas vezes desesperadas e infelizes com sua vida. Para tanto apresentam uma mensagem “ilusória”, alicerçada nos anseios humanos e necessidades comuns, cheia de vãs sutilezas e aparente soluções definitivas (Cl 2.8). Cuidado!

O próprio Senhor Jesus nos advertiu sobre isso (Mt 24.11) e nos ensinou sobre a verdadeira mensagem da pregação (Mt 4.17; Mt 28.19-20). Baseado nisso perguntamos: Qual o conteúdo da mensagem da pregação?

Enquanto alguns pensam que deveria ser uma mensagem doce, que apresente Deus como sendo um “cara legal”; um “amigão” que está dando uma oportunidade para aqueles que queiram, a Bíblia vai na contra-mão e fala de modo claro e sincero que a mensagem da pregação prevê o reconhecimento de que somos pecadores, necessitados de Deus (Rm 3.23). Que nossa situação é de condenação e que portanto a mensagem indica a necessidade de arrependimento e fé (Atos 2.38; 3.19; 16.31-32; 20.21). “mas anunciei... que se arrependessem e se convertessem a Deus, praticando obras dignas de arrependimento”. At 26.20.

Além dessa mensagem inicial que demonstra nossa situação de condenação, a pregação completa apresenta a boa nova de que Jesus pagou pelos nossos pecados e nos reconciliou com Deus de modo gratuito. Sendo assim, não podemos monopolizar apenas um aspecto da mensagem, mas como a Igreja Primitiva precisamos apresentar o Evangelho de modo completo: “...ensinando a guardar todas as coisas...” Mt 28.20. Filipe fez assim ao pregar para o eunuco da Etiópia (At 8.35). Paulo desde o início da sua conversão fez o mesmo (At 9.20 e 22), não deixando de anunciar todo o desígnio de Deus (At 20.27; 28.30-31).

Precisamos pregar o evangelho com fidelidade às Escrituras, mesmo que inicialmente a mensagem seja dura ao confrontar o pecado. E, definitivamente, precisamos pregar o evangelho de modo completo, conduzindo as pessoas a compreenderem que Jesus é o nosso Salvador e Senhor.

Oremos para que o Senhor nosso Deus nos ajude a ser fiel na exposição da palavra. Pregando com ousadia a mensagem de arrependimento e fé.


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page