• Rev. Everton Matheus

Mensagem: Salmo 1.1-6


O livro dos Salmos é uma coletânea de canções do povo de Deus, que além de exaltar e engrandecer o SENHOR Deus pelo que Ele é, fez ou fará, também apresenta princípios, exortações e para uma vida de adoração que agrada ao SENHOR Deus. Também apresenta algumas canções proféticas e messiânicas (que tratam da vinda do Messias, o Salvador).

Tudo indica que o Salmo 1 foi o último compilado e tem como objetivo capear o hinário do povo de Deus. Sua métrica se desenvolve sobre a relação da diferença entre os justos e os ímpios. A) Diferença quanto a fonte de ensino para a vida: enquanto os ímpios procuram sabedoria para a vida no conselho de outros ímpios, no exemplo dos pecadores e no convívio dos escarnecedores, o justo procura a fonte da sabedoria para vida na Palavra de Deus (Bíblia). B) Diferença quanto a firmeza diante das vicissitudes da vida: enquanto o justo está firmado em Deus e Nele recebe suprimento e força necessária para ser bem-sucedido, o ímpio está solto, como palha, a mercê do "vento” das situações adversas e por isso não permanece quando os problemas vêem. C) Diferença quanto ao futuro eterno: o Salmo afirma que o ímpio não prevalecerá e perecerá, enquanto o justo será bem sucedido e seus caminhos estão diante do SENHOR, que, por analogia, os preservará.

O Salmo 1 é um cântico que exalta os benefícios de andar nos caminhos do SENHOR, guardando seus ensinamentos e vivendo debaixo da sua graça maravilhosa, traduzido pela expressão: “Bem-aventurado”.

ORAÇÃO: SENHOR meu Deus, ajude-me a ter prazer na Tua Lei e na Tua presença; ajude-me a caminhar em tuas veredas e a desviar-me da rota dos ímpios, pecadores e escarnecedores. Livra-me dos maus. Em nome de Jesus Cristo. Amém.


0 visualização

R. Padre Duarte, 1663

Araraquara - SP

CEP: 14801-310

Siga nossa igreja:

(16) 3322-4536

ipararaquara@gmail.com

Fale conosco: