top of page
  • Rev. Everton Matheus

Mensagem: Salmo 5


Clamor por proteção contra os ímpios

O conflito entre o bem e o mal sempre é recorrente nas poesias do Livro dos Salmos. Os justos e os ímpios são retratados em oposição e, em muitas vezes, em rota de colisão. O salmo 1 já apresenta tal conflito e junto com outros cânticos sapienciais, como o salmo 10, 11 e 73, só para dar alguns exemplos, apontam para a realidade, para o destino e a ação de Deus sobre cada um.

No salmo 5 vemos uma realidade que muitos de nós já sentimos ou vivemos: ser alvo da crueldade, malícia e mentiras dos ímpios. Que sentimento amargo, principalmente quando nos vemos impotentes diante das ardilosas ações dos nossos inimigos. O que fazer?

Davi apresenta-se e clama ao SENHOR!

Importante lembrar que “OS JUSTOS” não são considerados assim por seus próprios méritos; somos todos pecadores, mas, como Davi revela no verso 7, nossa condição de “justos” se dá pela riqueza da misericórdia de Deus, inclusive em nos guiar e dirigir por seus caminhos.

Voltando à Davi, vemos que ele se sente constantemente ameaçado pela postura perversa e ardilosa dos seus inimigos e nesse contexto ele clama por socorro, justiça e proteção de Deus contra as ações iníquas, mentirosas, fraudulentas, criminosas e rebeldes dos ímpios, que geram transgressões contra o próprio Deus.

O clamor de Davi, fica claro que, está baseado na sua fé de que Deus nos ouve e nos atende, com misericórdia e benevolência, quando somos alvo de injustiça. Ele deixa manifestado no salmo que Deus age em favor dos seus, não porque merecemos, mas porque a ação do ímpio contra nós é uma afronta a própria santidade, justiça e ira de Deus. “Pois tu não és Deus que tem prazer na iniquidade, e contigo não habita o mal. Os insensatos não permanecerão em tua presença; tu odeias a tantos quanto cometem iniquidade. Tu destróis os que falam falsidade; o SENHOR abominará o sanguinário e o fraudulento” Salmo 5.4-6.

Que Deus nos socorra e nos proteja contra os ímpios e suas obras perversas. Que Deus aplique sobre eles sua justiça e nos guie por seus caminhos de modo protegido por sua amorosa benevolência. AMÉM!


58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page