Siga nossa igreja:

R. Padre Duarte, 1663

Araraquara - SP

CEP: 14801-310

Fale conosco:

Informativos

Eles levarão a carga contigo

November 26, 2018

 

 

“...e constituíram levitas da idade de vinte anos para cima, para a superintenderem... para vigiarem os que faziam a obra na Casa de Deus” Esdras 3.8-9

 

     Seguindo nosso estudo sobre os Princípios para o Sucesso como Igreja, baseado no Livro de Esdras, chegamos no oitavo ponto. Já vimos que a UNIDADE, DISPOSIÇÃO PARA SERVIR, FIDELIDADE ÀS ESCRITURAS, CONFIANÇA EM DEUS, VIDA DE COMUNHÃO, LIBERALIDADE EM OFERTAR e INVESTIMENTO FIEL são princípios necessários para o sucesso. Hoje veremos que a administração responsável exige um sistema de governo representativo e que superintenda, fiscalize e garanta o andamento da obra na Casa de Deus sem brechas para os deslizes. Falaremos sobre a necessidade da ORGANIZAÇÃO como princípio para o sucesso da Igreja!

     O sistema de governo presbiteriano é um modelo exemplar e bíblico de como a igreja de Cristo deveria ser organizada. Neste sistema representativo existe um colegiado de homens, que devem possuir características e virtudes específicas, para auxiliarem o líder (pastor) no exercício do governo, da disciplina e do pastoreio.

     Em Êxodo 18 encontramos a sugestão de Jetro, sogro de Moisés, para a formação de um colegiado: “Procura dentre o povo homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que aborreçam a avareza; põe-nos sobre eles por chefes..., para julgarem, e ELES LEVARÃO A CARGA CONTIGO.” Êx 18.21-22. Observe as qualidades exigidas!

     Desde esse tempo o povo de Israel (Igreja do antigo testamento) passou a usar de anciãos (presbíteros) para exercer o governo, justiça e ensino em suas comunidades. Quando olhamos para o Novo Testamento, vemos no próprio colegiado dos apóstolos tais princípios. Depois no livro de Atos, quando a igreja neotestamentária estava no seu início, vemos os Apóstolos usarem do mesmo princípio para o benefício da comunidade. Veja Atos 6: “Irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço” At 6.3. Observe as qualidades exigidas!

     No avanço da igreja vemos o Apóstolo Paulo instruir os jovens pastores Timóteo e Tito sobre a importância de um colegiado pastoral (Tt 1.5). Recomendações são apresentadas para que a escolha fosse feita baseada em virtudes, qualidades e características espirituais, sociais e familiares. Vejamos uma síntese: irrepreensível, marido de uma só mulher, não cobiçoso, apegado à Palavra fiel, apto para ensinar, governe bem a própria casa, tenha filhos obedientes e que dê bom testemunho (Tt 1.6-9; 1Tm 3.1-13). Observe as qualidades exigidas!

     Voltando para o contexto de Esdras e de Neemias vemos que ambos escolheram pessoas crentes e fiéis para superintenderem a obra. No texto de Neemias 13.13 encontramos a motivação para nomear Tesoureiros e assistentes: “porque foram achados fiéis,”. Observe as qualidades exigidas!

     Para que o Sistema de colegiado funcione, os membros da igreja, que escolhem entre os seus pares, devem observar as qualidades exigidas. Nunca devemos eleger alguém para que seja, mas sempre devemos eleger alguém que já é! Eles devem ser eleitos porque já possuem tais característica e nunca para que um dia venham a ter.

     O Conselho da Igreja deve ser eleito baseado nas qualidades exigidas pela Palavra de Deus vistas e comprovadas na vida dos candidatos. Somente assim o colegiado exercerá sua função de governo, justiça e pastoreio de modo abençoador. Somente assim o pastor terá um colegiado que levará com ele a carga, ao invés de ser um peso (1Ts 5.12-13; Hb 13.17).

     Presbíteros e Diáconos que possuem as características que a Bíblia exige, certamente superintenderão, fiscalizarão e servirão juntamente com o Pastor em cooperação e nunca em competição.

     O sistema presbiteriano é um tipo de organização bíblica que tem por objetivo abençoar a igreja. Se for bem usado será um meio organizado de conduzir a igreja a desfrutar de sucesso. Um conselho formado de HOMENS DE VERDADE, gerará governo, justiça e pastoreio para o bem dos crentes e o sucesso da Igreja. Que Deus nos abençoe com líderes fiéis e que estejam dispostos a levarem junto a carga.

Rev. Everton Matheus.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

POR QUE EXISTEM TANTAS IGREJAS?

16/11/2019

1/7
Please reload

Posts Recentes

November 14, 2019

November 6, 2019

November 5, 2019

October 30, 2019

October 23, 2019

October 16, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square