Siga nossa igreja:

R. Padre Duarte, 1663

Araraquara - SP

CEP: 14801-310

Fale conosco:

Informativos

Consolando os desanimados

December 8, 2018

 

 

“Porém muitos dos sacerdotes, e levitas, e cabeças de família, já idosos, que viram a primeira casa, choraram em alta voz quando à sua vista foram lançados os alicerces desta casa; muitos, no entan­to, levantaram as vozes com gritos de alegria... [que] se ouviam de mui longe” Esdras 3.12-13.

 

     Continuando nosso estudo sobre os Princípios para o Sucesso como Igreja, baseado no Livro de Esdras, chegamos ao décimo ponto. Já vimos que: UNIDADE, DISPOSIÇÃO PARA SERVIR, FIDELIDADE ÀS ESCRI­TURAS, CONFIANÇA EM DEUS, VIDA DE COMU­NHÃO, LIBERALIDADE EM OFERTAR, INVESTIMEN­TO FIEL, ORGANIZAÇÃO e GRATIDÃO são princípios necessários para o sucesso. Os versos que destaca­mos hoje, nos apresenta um conflito de sentimentos: Lamento versus Júbilo. Neste contexto vemos que para alcançar o sucesso é preciso de MOTIVAÇÃO.

     Na igreja sempre teremos várias gerações conviven­do. Nem sempre a cosmovisão será a mesma e a rea­ção diante das situações certamente serão distintas. Saudosismo, falta de convicção de que o SENHOR é quem cuida da sua obra e até mesmo práticas pecami­nosas serão instrumentos para externar desapontamento para com a igreja. Somente aqueles que compreendem que a Alegria do Senhor é a nossa força, passarão por momentos distintos e circunstâncias de lutas e priva­ções com o mesmo entusiasmo e fé de sempre.

     Em todo tempo existirá na igreja: insubmissos, desanimados e fracos na fé. Olhando para o Apóstolo Paulo aprendemos que devemos admoestar os insubmissos, CONSOLAR os desanimados e ampa­rar os fracos (1 Ts 5.14). Nossa voz de júbilo precisa abafar e transformar o lamento.

     Em vários momentos das Escrituras encontramos palavras motivadoras de Deus para o seu povo. Exor­tações, convites para mudar a história, encorajamento e palavras de ânimo. Somos chamados para sermos instrumentos de motivação aos desanimados e fracos.

     Quando eu entendo que o SENHOR é o Deus da história e que age sobre tudo e todos, não olho para as circunstâncias, mas para a vitória a ser revelada em Jesus (Cl 3.23). Compreendo que não são as situações que determinam minha motivação ou falta dela para se vir. Jesus suportou tamanha oposição em meu lugar, logo, não posso desanimar. Entendo que a hora de servir ao SENHOR e a sua Igreja é agora (Ec 9.10). Nossa gera­ção é essa! Lembre-se que nosso serviço tem prazo de validade, nossa existência aqui terá um fim, por isso, devemos realizar o que Deus quer que façamos, hoje! Não há tempo para lamento, para cansaço, para desâni­mo. Somos chamados para ser um instrumento motivador.

     Nos dias de Esdras o povo que estava animado, cônscio da ação de Deus, teve que erguer a voz de júbilo. Gritar de tal modo a abafar o choro do lamento. O próprio Deus admoesta os que lamentam e anima os que estavam realizando a obra (veja Ag 2.1-9). “Sê forte...e trabalhai, porque eu sou convosco, diz o SENHOR... não temais.”

     De que lado você está? Qual a voz que sai da sua boca: júbilo ou lamento?

     Para aqueles que sabem que é o SENHOR quem nos fortalece, que é Ele quem age, que atua e transfor­ma, não existe outro grito, senão o de júbilo. Que des­ta forma, possamos consolar os desanimados, para que o lamento se transforme em alegria.

     A obra é do SENHOR! Fazer parte de uma geração que se alegra em Deus e que o serve, motivados para admoes­tar os insubmissos, consolar os desanimados e amparar os fracos é um grande privilégio. Ergamos nossa voz de júbilo pelos grandes feitos do Senhor em nosso meio; er- gamos nossa voz de alegria para motivar os desmotivados e sacudir os que dormem. Que sejamos uma geração motivada a servir, com um grito de júbilo que se ouça de mui longe, para honra e glória do nosso Deus.

 

Rev. Everton Matheus.

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

POR QUE EXISTEM TANTAS IGREJAS?

16/11/2019

1/7
Please reload

Posts Recentes

November 14, 2019

November 6, 2019

November 5, 2019

October 30, 2019

October 23, 2019

October 16, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square