Siga nossa igreja:

R. Padre Duarte, 1663

Araraquara - SP

CEP: 14801-310

Fale conosco:

Informativos

Mensagem: MÊS DA IGREJA - IPA - 140 ANOS

June 10, 2019

 

 

“Havia na Igreja de Antioquia profetas e mestres... E, servindo eles ao Senhor... Enviados... anunciavam a palavra de Deus” Atos 13.1-5

 

     No dia 03 de Junho de 1879 temos o evento que marca o início da Igreja Presbiteriana de Araraquara. O Rev. João Fernandes Dagama, português, exilado da Madeira, que havia chegado ao Brasil em outubro de 1870, vindo do Presbitério de Springfield, foi o precursor do plantio de várias igrejas no chamado Oeste de São Paulo. Em 1872 já estava em Brotas-SP, pregando a Palavra de Deus de cidade em cidade, de vila em vila. A Igreja Presbiteriana de Araraquara está contada entre as 25 pioneiras Igrejas Presbiterianas do Brasil e é a 1ª Igreja Presbiteriana organizada dentro da jurisdição do Presbitério de Araraquara e do Sínodo Oeste de São Paulo, que engloba, além do nosso, os presbitérios de Ribeirão Preto e de Franca.

      A missão vista na Igreja Primitiva ainda se mantém na essência da Igreja de hoje e para se perpetuar até o dia final precisa estar pautada nos mesmos princípios.

     Olhando no registro bíblico sobre a Igreja de Antioquia, vemos alguns pilares que fizeram desta igreja uma igreja missionária e centro para o alcance de tantas outras cidades para o Senhor Jesus.

     Uma Igreja fundamentada na Palavra e nos ensinos de Jesus. A indicação de que havia profetas e mestres, aponta para um ministério altamente dependente das Escrituras e direcionados por ela.

     Uma Igreja operosa em fé e consagração a Deus. No verso 2 temos os gerúndios, “servindo” e “Jejuando”. Isto aponta para a realidade de uma igreja cuja fé alicerçada nas Sagradas Escrituras resultava em obras e mais consagração ao SENHOR.

     Uma Igreja fiel e vocacionada pelo Espírito Santo. O registro de Lucas deixa claro que a igreja vivia na dependência e na direção do Espírito Santo através da prática de jejuns e orações. A ação ministerial da igreja é definida pela direção clara do Espírito Santo que dota seus servos e os vocaciona.

   Uma Igreja que envia, apoia e acompanha o resultado da missão. O termo “despediram” não aponta para uma ação de ficar livre, mas de ir junto. Por isso, o registro da ordenação com imposição de mãos. A Igreja de Antioquia, enviava, apoiava e acompanhava, por meio de relatórios e retornos dos missionários, o resultado da Obra de Deus em plantar outras igrejas missionais.

     Ainda estamos nesse mesmo projeto. Hoje a IPA reforça tais pilares e se esforça para cumprir fielmente a missão recebida. Que Deus nos ajude para fazermos mais e melhor, para honra e glória do nosso SENHOR JESUS CRISTO.

      Parabéns Igreja Presbiteriana de Araraquara. Soli Deo Gloria.    

Rev. Everton Matheus.
 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

POR QUE EXISTEM TANTAS IGREJAS?

16/11/2019

1/7
Please reload

Posts Recentes

November 14, 2019

November 6, 2019

November 5, 2019

October 30, 2019

October 23, 2019

October 16, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square