Siga nossa igreja:

R. Padre Duarte, 1663

Araraquara - SP

CEP: 14801-310

Fale conosco:

Informativos

Mensagem: 1 João 3 - Amor

July 31, 2019

 

 

AMOR COMO EXIGÊNCIA, CARACTERÍSTICA E NECESSIDADE NA VIDA DO CRENTE

 

     Para compreendermos sobre a 1ª Epístola de João é necessário lembrar que a igreja estava sendo bombardeada por alguns ensinos e práticas que contrariavam o princípio da fé cristã. Falsos mestres haviam surgido e mascarado os ensinos de Jesus e conduzindo o povo de Deus ao erro. João escreve uma carta para ajudar os crentes a identificar pontos essenciais do cristianismo para confirmar quem é de Deus.

     Sabemos que o amor deve ser característico na vida dos cristãos. Jesus ordena isto de modo claríssimo. Mas, além de característica, o amor é algo essencial para a vida orgânica da Igreja. O amor é o que mantém aceso a chama pela esperança da vida com Deus. Foi o amor que moveu a mão de Deus, foi o amor que superou o pecado e trouxe reconciliação e vida com Deus. (João 3.16). Mas sabemos que o pecado tenta manchar este fruto do Espírito. E em se tratando de Igreja podemos ver que a inveja, a soberba e a hipocrisia são realidades que ameaçam a prática do verdadeiro amor exigido por Deus em mandamento. E somente a prática sincera, espontânea e verdadeira do amor exigido por Deus pode manter a vida, comunhão e paz entre nós, a igreja, e Deus.

     Logo em 1João 3.11-24 vemos sobre: A NECESSIDADE DO AMOR FRATERNAL NO CONTEXTO DA IGREJA LOCAL. Sendo assim o amor fraternal é necessário:

     PARA COMBATER A MORTE ESPIRITUAL - 12-15. O texto usa um exemplo inverso para nos exortar. NÃO devemos amar como Caim: amor de aparência, com inveja no coração. O amor é a arma de Deus contra a inveja entre irmãos e nos garante a vida eterna.

     PARA PRODUZIR COMUNHÃO - 16-18. Devemos amar como Cristo, que se entregou por nós. Mesmo que sejamos ou estejamos em situação melhor que a do outro, o amor servil e fraternal serve para quebrar nossa soberba, conduzindo-nos a entender que somos uma família e que podemos e devemos socorrer uns aos outros. O amor fraternal é a arma de Deus contra a soberba e o desprezo entre os irmãos, que garante uma visão generosa em prol da comunhão.

      PARA GARANTIR A PAZ - 19-24. Todas nossas ações e omissões estão diante de Deus. O amor é a arma de Deus para gerar quebra da hipocrisia, segurança das promessas e paz. Paz interna, paz com Deus e paz de um para com os outros.

      Podemos concluir dizendo que em relação ao mandamento de amar uns aos outros, além de ser: uma exigência divina; uma característica do cristão; também é: Uma necessidade para manter uma igreja viva, unida e em paz!    

Rev. Everton Matheus.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

POR QUE EXISTEM TANTAS IGREJAS?

16/11/2019

1/7
Please reload

Posts Recentes

November 14, 2019

November 6, 2019

November 5, 2019

October 30, 2019

October 23, 2019

October 16, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square