Siga nossa igreja:

R. Padre Duarte, 1663

Araraquara - SP

CEP: 14801-310

Fale conosco:

Informativos

Mensagem: Situacionismo Versus Amor

November 6, 2019

 

 

     Ajustando os óculos - Leiamos Mateus 6.22-23!

    O exercício da vida cristã será definido por, pelo menos, dois elementos: Teologia e Ética.

    Ortodoxia gera ortopraxia! Inortodoxia produz uma prática longe dos critérios bíblicos!

   Houve um tempo (anos 80 e 90) que a discussão e o fator que gerava divisão na igreja era a “espiritualidade”. Espirituais versus tradicionais. Vimos divisão na igreja por um grupo falar em línguas, por conta das palmas no culto, por alguém ter recebido “dente de ouro” ou alguma outra manifestação dita espiritual. Os chamados “tradicionais” que apontavam para a fidelidade das Escrituras em oposição da inclinação de firmar a teologia e a prática nas “experiências sobrenaturais”, foram rechaçados. Porém, o tempo mostrou que os tradicionais permaneceram e geralmente os outros se perderam em caminhos desconhecidos e em grandes trevas desprovida da Luz do SENHOR (frustrações, engano, escândalos...).

    Hoje a discussão e o fator que gera divisão na igreja do SENHOR JESUS é a postura Ética tentando adaptar e formular a Teologia. O principal vilão da igreja é o “situacionismo ético”. Nesta abordagem ou escola ética o ponto fundamental é que só existe uma “LEI UNIVERSAL”: o AMOR.

   Que lindo! Parece muito com aquilo que o próprio Cristo ensinou. Será? Que amor é esse?

   É óbvio que não queremos outros óculos éticos como o legalismo, o antinomismo e muito menos o generalismo (pesquise sobre abordagens éticas). Precisamos ajustar os óculos pela sã doutrina, pela Palavra de Deus de um modo completo e não com textos ou termos isolados.

   Mas, voltemos a questão do amor. Que amor é esse pregado pelo situacionismo? Segundo Joseph Fletcher um dos defensores desta visão, o amor situacionista é: pragmático, relativista, positivista e personalista. Ou seja, não se trata do Amor bíblico que foca a fidelidade, que aponta para verdades absolutas, que é racional, fruto de uma escolha pautada na direção que o próprio ensino de Jesus, e tem Deus como o centro a ser agradado e adorado e, não as pessoas.

    Veja, para o situacionismo a Lei do Amor despreza a hierarquia do amor bíblico: Amar a Deus acima de todas as coisas e como Jesus disse, o segundo depois desse amar o teu próximo como a ti mesmo (Mc 12.26-31). Interpreta Paulo: "o cumprimento da lei é o amor" Rm 13.8-10 sem considerar o contexto anterior da responsabilidade de obedecer as autoridades, que inclusive tem poder para trazer os deveres e até mesmo a espada sobre todos; desconsidera que o amor bíblico traz a responsabilidade de pagar o que é devido: tributo, imposto respeito e honra. É precisamos ajustar os óculos!

   Esse amor situacionista tolera o pecado e o pecador. Acolhe o ímpio e lhe proporciona um ambiente para cobrar dos outros a aceitação de práticas que por amor a Deus deveriam ser retiradas do meio dos crentes. Esse amor situacionista aprova toda e qualquer atitude que afronta inclusive a Deus e sua Palavra. Despreza o zelo, a realidade corrompida do coração humano e o objetivo de vida mais pleno revelado nas Escrituras: Temer a Deus e guardar os seus mandamentos (Ec 12.13). Manipula o Amor revelado na Palavra e o transforma num amor pragmático, relativista, emotivo e humanista.

   Em linhas gerais, lança-se fora os absolutismos da Verdade da Palavra de Deus e o hierarquismo revelado para as situações de conflito ético, e acolhe a inclinação de um amor que busca satisfazer os próprios desejos, que busca satisfazer a concupiscência da carne, dos olhos e a soberba da vida (1 Jo 2.15-17).

   Quer saber se você ama corretamente? “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama;” João 14.21. Óculos ajustado!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Culto de Natal

05/12/2019

1/10
Please reload

Posts Recentes

December 5, 2019

December 5, 2019

November 27, 2019

November 23, 2019

November 23, 2019

November 23, 2019

November 14, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square