top of page

A igreja

História da Igreja

1861

A Igreja Presbiteriana iniciou-se no Brasil no dia 19 de maio de 1861, no Rio de Janeiro com o trabalho missionário do americano rev. Ashbel G. Simonton. Esse servo de Deus mantinha um diário onde registrava o crescimento do trabalho e como Deus ia acrescentando mais e mais convertidos. 

 

1862

Simonton celebrou a primeira santa ceia no dia 12 de janeiro de 1862. Os primeiros frutos dessa missão alicerçaram o trabalho, que se tornou uma benção para o Brasil. A expansão do presbiterianismo alcançou também o interior do país, chegando a Brotas, província de São Paulo;
Graças a influencia do ex-padre José Manuel da Conceição, o avanço da obra missionaria atingiu a cidade de Brotas e arredores. A Bíblia começou a ser lida e Cristo conhecido.

1879

Araraquara ainda era uma pequena vila quando o presbiterianismo foi aqui organizado em 3 de junho de 1879. Foi na fazenda Dobrada, hoje cidade de Dobrada,  que nasceu a igreja Presbiteriana de Araraquara, organizada pelo rev. João Fernandes da Gama.

 

1885

O trabalho evangelístico chegou a vila de Araraquara em dezembro de 1885, numa casa alugada á Rua 7 de Setembro, hoje av. Portugal, entre ruas Padre Duarte e São Bento. Nessa época, a congregação era assistida pelo rev. Dagama e a igreja ia crescendo, tornando-se um elemento de progresso para a cidade.


1895

Somente em 8 de dezembro de 1895 foi inaugurado o seu primeiro templo á Av. D.Pedro ll entre as ruas Itália e Expedicionarios do Brasil.

1922

Em 1922 estabelecia-se uma campanha financeira para a construçao do templo,que hoje nos abriga á Rua Padre Duarte,1663.

1925

Em 4 de julho de 1925,realizava-se a cerimonia do lançamento da pedra fundamental e no dia 15 de agosto de 1926, as 9 horas da manha, deu-se a inauguração do templo com um culto de ações de graças. Nessa época, os trabalhos de evangelização intensificaram-se cada vez mais através das sociedades missionarias.

1960

A Igreja Presbiteriana Independente na decada de 1960 e a Igreja Filadelfia na decada de 1970  foram organizados por dois grupos de crentes oriundos da Igreja Presbiteriana Central.

1984

Em 1984 a congregação de Vila Independência até então assistida pela Igreja Presbiteriana Central torna-se mais uma igreja presbiteriana na cidade sendo denominada “Terceira Igreja Presbiteriana”, a rua Padre Duarte,3980.

​

2015

A congregação IDE foi organizada no dia 31 de outubro de 2015 dia em que comoramos a Reforma Protestante. Denominada “Quarta Igreja Presbiteriana de Araraquara” R. dos Estados, 157 - Jardim Brasil.

​

2017

Além dos trabalhos na sede, a igreja mantinha as seguintes congregações: Boas Novas (no bairro CECAP), Nova Canaã (no bairro Selmi Dei), Vale do Sol (no bairro Igaçaba), Ágape (no bairro Ieda) e na cidade de Américo Brasiliense.

​

2019

Em 03 de junho a igreja comemorou seus 140 anos de existência!

​

​

Assista o vídeo comemorativo

Ao longo de 140 anos a Igreja Presbiteriana de Araraquara tem semeado o Evangelho nestas terras!

Igreja Presbiteriana e Araraquara
Igrej Presbiteriana de Araraquara
Igrej Presbiteriana de Araraquara

Acompanhe os Cultos através do nosso Canal 

Pastores

Pr. Alexandre Magri

Pastor

Cong. Vale do Sol

Pastor

Cong. Nova Canaã

Pr. Eduardo Venâncio

Thiago.jpg

Pr. Thiago S.S. Santos

Pastor

Cong. Américo

bottom of page