top of page
  • Foto do escritorIgreja Presbiteriana de Araraquara

POR QUE EXISTEM TANTAS IGREJAS?


Estima-se que no Brasil existam mais de 300 mil igrejas e a cada dia quase 12 igrejas são registradas. O que gera uma previsão de que até 2022 sejam 575 mil. Neste mesmo ano a projeção do IBGE é que os evangélicos cheguem a 106 milhões de pessoas, o que corresponderá a 51,40% da população brasileira, ou seja, os evangélicos serão maioria no Brasil. Mas, isto não significa benefícios ou mudança do quadro de violência ou desigualdade. Pois, nem toda igreja que se diz evangélica segue de fato o Evangelho de Jesus Cristo. O crescimento apresentado acima é fundamentado pela facilidade para abertura deste tipo de instituição. Qualquer pessoa pode abrir uma igreja, não precisa de capacitação para tornar-se um líder religioso nestas ditas igrejas, apenas saber usar o velho jargão "em nome de Deus". Isso gera descrédito para com a maioria das igrejas, inclusive gerando escândalos, suspeitas diversas e culminando na sátira contemporânea que diz: "Pequenas Igrejas Grandes Negócios".

MAS, SERA QUE TODAS AS IGREJAS SÃO IGUAIS?

Graças a Deus, não!

Podemos classificar as igrejas, ditas ou nomeadas, como cristãs em 2 (duas) categorias: Por princípio de Autoridade e Por Sistema de Governo.

I - Por princípio de Autoridade temos:

A - Bíblia+Tradição Humana = Católicas (A Bíblia e a Tradição Papal assumem a mesma autoridade, inclusive a Palavra do Papa em algumas questões prevalece sobre a Bíblia). B - Bíblia + Experiência Humana = Pentecostais e Neo Pentecostais (A experiência de vida e de prováveis manifestações sobrenaturais assumem autoridade igual ou superiora da Bíblia). C - Bíblia + Revelação Posterior = Seitas (Revelação posterior a Bíblia através de Anjos, visões, sonhos à determinadas pessoas assumem autoridade igual ou superior a da Bíblia). D - Somente a Bíblia = Protestantes Históricos (A Bíblia é a unica fonte de Autoridade e determina a prática de fé).

II - Por sistema de Governo temos: A - Episcopal = Bispo = Uma cabeça tomando todas as decisões. (Papa, Bispos, Apóstolos, Pastor, etc. Autoridade governamental da igreja sobre um indivíduo) B - Congregacional = Comunidade (Igreja). (Através da Assembléia tomam as decisões mais sérias, porém, algumas são de prerrogativa de um líder (pastor, bispo...). C - Presbiteriano = Representativo. (O Sistema Presbiteriano de governo é um sistema representativo, onde a igreja em assembléia elege representantes entre os membros para funcionarem como conselho, sob quem está a autoridade administrativa da igreja, nunca o pastor toma decisão sozinho).

Deste modo vemos que as igrejas NÃO são todas iguais!

POR QUE A IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL (IPB) É DIFERENTE DAS DEMAIS IGREJAS?

1 - Tem a Bíblia como única fonte de autoridade, regendo nossa fé e prática; ou seja, não usa das tradições humanas, nem de experiências infundadas, nem muito menos de novas revelações para fundamentar a fé e a prática cristã. 2 - Crê na Mediação única de Jesus Cristo; ou seja, não faz novenas, correntes espirituais, campanhas de libertação e coisas do gênero, pois sabe que Jesus é poderoso e suficiente. Não há idolatria. 3 - Crê na Salvação pela Graça de Deus, mediante a fé em Jesus e não por obras meritórias. (Doações, filantropia, boas obras e etc. As boas obras são conseqüência da salvação e não o que resultam a salvação). 4 - É governada por representantes eleitos pelos membros de cada igreja. Assim a administração do dinheiro e as demais decisões são tomadas por um grupo de irmãos e nunca pelo pastor sozinho. 5 - Zela pela formação dos pastores. Os pastores presbiterianos são Bacharéis em Teologia, formados pelos seminários presbiterianos homologados e monitorados por orgãos Acadêmicos (JET, JURET, MACKENZIE e CPGAJ), com curso médio de 4 anos. 6 - Mantém um Culto Teocêntrico (Deus no centro), ou seja, preza por um culto que obedece a Palavra de Deus, cujo foco está no próprio Deus e não procura agradar os homens e seus desejos terrenos. Prega a Palavra, Estuda a Palavra, Ensina a Palavra e Vive a Palavra.

POR QUE VOCÊ DEVE CONHECER UMA IGREJA PRESBITERIANA?

  • É uma igreja histórica, séria e fundamentada na Bíblia com mais de 155 anos no Brasil;

  • Prega e estuda a Bíblia e não ensina ilusões aos homens com promessas de prosperidade ou curas a qualquer preço;

  • Foca a transformação de vidas através do Estudo da Palavra e da ação do Espírito Santo na vida dos ouvintes, num ambiente fraternal;

  • Possui mais de 13.000 pontos de pregação no Brasil;

  • Possui mais de 1.000.000 de membros;

  • Possui hospitais, escolas, colégios e a Universidade Presbiteriana MACKENZIE, um ícone na Educação Universitária.

  • Mantém Trabalhos Missionários Humanitários em mais de 30 países diferentes.

TEM UMA IGREJA PERTO DE VOCÊ

Venha nos visitar, você será muito bem-vindo!

Amplia o lugar da tua tenda... Is 54.2


90 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page