top of page
  • Foto do escritorIgreja Presbiteriana de Araraquara

Mensagem: Como um só homem!


“Em chegando o sétimo mês, e estando os filhos de Israel já nas cidades, AJUNTOU-SE o povo, como UM SÓ HOMEM, em Jerusalém” Esdras 3.1 “Conhecendo a história do povo de Israel e mais precisamente neste período histórico, por volta do ano 430 a.C., quando o povo, ainda sob domínio dos Persas, foi autorizado a retomar para Israel, após o exílio babilônico, vemos o quão difícil foi todo esse processo. Porém, agora, as promessas de restauração do SENHOR estavam sendo vividas. Havia um momento de renovo e de esperança. Eram dias de grandes mudanças e novas expectativas. Neste cenário encontramos no registro do Livro de Esdras PRINCÍPIOS valiosos para toda e qualquer situação que envolva o povo de Deus frente ao desafio de SERVIR o SENHOR.

“Iniciaremos uma sequência de devocionais intitulada: PRINCÍPIOS PARAO SUCESSO COMO IGREJA. Este estudo foi ministrado de uma vez só, na Escola Dominical do dia 30 de Setembro de 2018, e está disponível no canal do youtube da Igreja Presbiteriana de Araraquara.“

Olhando para o primeiro verso do capítulo três de Esdras, encontramos o primeiro princípio para o sucesso como igreja: UNIDADE!

“O texto afirma: AJUNTOU-SE O POVO, COMO UM SÓ HOMEM. ‘‘Para realizarmos a obra que o próprio Deus nos confiou, devemos promover a unidade entre todos. Unidade é diferente de igualdade e é igual a concordância!

“Em Amós 3.3 é dito: “Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?”. Neste sentido o apóstolo Paulo utiliza como analogia o corpo humano, para mostrar que apesar de uma diferença entre os membros, fazemos parte de um único corpo, o Corpo de Cristo = Igreja (Rm 12.4-5; 1 Co 12.19-20; GI3.26-29; Ef4.11-16).

“O próprio Senhor Jesus em seu ministério terreno, quando confrontado pelos escribas que diziam estar Cristo possesso, afirmou: “Se um reino estiver dividido contra si mesmo, tal reino não pode subsistir; se uma casa estiver dividida conta si mesma, tal casa não poderá subsistir” Mc 3.24-25. Tal ensinamento se aplica em toda e qualquer situação: família, sociedade, nação, igreja.

“A Unidade que significa uma ação conjunta em prol de um fim específico, definido e possível é o meio pelo qual o próprio Deus deseja que seus filhos andem. “Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus

Cristo, que faleis todos a mesma cousa e que não haja entre vós divisões; antes, sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer”. 1 Coríntios 1.10. cí: Ef4.1-6; Fp 1.27-28; 2.1-4.

“Para sermos bem-sucedidos, como Igreja, povo de Deus, no realizar da tarefa, da missão que o próprio Deus nos confiou, precisamos, inicialmente, estar UNI-DOS no conhecimento e na prática (mesma disposição mental e mesmo parecer). Tendo nas Escrituras Sagradas a base e o crivo para as nossas ações.

“Que possamos nos AJUNTAR como sendo UM SÓ HOMEM para JUNTOS realizarmos a obra que o SENHOR nos confiou. "Que este momento de transição na IPA, sirva para fortalecer nossa unidade e desejo de vivermos agregados em concordância. Que sejamos UM para que o Mundo Creia! (João 17.21). Posso contar contigo?"

Rev. Everton Matheus.


641 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page