top of page
  • Foto do escritorIgreja Presbiteriana de Araraquara

Mensagem: As Sagradas Letras


"como está escrito na Lei de Moisés, homem do Deus" Esdras 3.2b-4

Na sequencia das devocionais sobre os Princípios para o Sucesso como Igreja, baseado no Livro de Esdras, veremos que além da UNIDADE e DISPOSIÇÃO PARA SERVIR, é necessário FIDELIDADE ÀS ESCRITURAS para sermos bem-sucedidos na tarefas que o Senhor nos confiou.

A Bíblia é a Palavra de Deus! Não apenas contem, mas, definitivamente, é a Palavra de Deus! No processo de revelação, Deus usa toda obra da criação para "claramente" ser reconhecido (Rm 1.20), porém sem caráter salvífico, apenas condenatório. Para a salvação, Deus usou a sua Palavra Revelada (SI 19). Durante maís de 1600 anos, utilizando-se mais de 40 autores em diferentes contextos históricos linguísticos. Deus usou homens separados para esse fim (2Pe 1.20-21). Desde muito cedo, a própria Escritura referenda e aponta para seu papel (Js 1.7-8). Através dela somos ensinados, repreendidos, corrigidos e preparados para agir como Deus quer (2 Tm 3.16-17). Sabemos que o próprio Senhor Jesus é a Palavra encarnada (Jo 1.14). Nele findou-se o período revelacional (Hb 1.1-4). Depois da revelação dada aos patriarcas (pais), falou pelos profetas e por último trouxe a expressão exata da revelação de Deus no Filho. Neste sentido permanecer em Jesus é permanecer nas Escrituras. Pois, a Palavra de Deus é a verdade (Jo 146, 17.17). Os jovens são exortados a guardar puro o seu caminho, observando de acordo com a Palavra (SI 119.9). Neste salmo que é um acróstico com o alfabeto hebraico, encontramos uma sequência de perícopes que exaltam o poder das Escrituras. Em guardá-la está a receita do nosso sucesso pessoal e como igreja. Nela está o conhecimento para a salvação (2Tm 3.14-15). No registro de várias histórias nas páginas da Bíblia, aprendemos que, no relacionamento com Deus, boas intenções destituídas de obediência não servem. Quando há uma prescrição explicita de Deus, em sua Palavra, não cabe outra postura senão a obediência (Mt 22 29). Caim, Nadabe, Abiu, Uzá, Ananias, Safira e Simão são exemplos de pessoas que desprezara princípios das Escrituras e se deram mal. Fica claro que no serviço ao SENHOR os fins não justificam os meios. Para o sucesso real, todo o processo deve ser feito conforme a prescrição e o mandato divino. Em caso contrário não seremos aceitos.

Ainda hoje, a igreja do Senhor Jesus precisa ser fiel as Escrituras. "Sola Scriptura!". Esta afirmação ainda ecoa entre os verdadeiros discípulos. Tanto a experiência religiosa quanto a tradição da igreja precisam estar debaixo do julgamento das Sagradas Escrituras, pois somente nas Escrituras temos a revelação clara da vontade de Deus para nós.

O registro em Esdras nos aponta que o sucesso como igreja (povo de Deus) foi possível, pois além da unidade, disposição para servir, eles agiram de modo fiel ao que estava escrito. Que esta fidelidade possa ser vista na IPA, para que o mundo creia... (Jo 17.21).

Rev. Everton Matheus.


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page