top of page
  • Foto do escritorIgreja Presbiteriana de Araraquara

Mensagem: Gênesis 1 Deus é nosso criador e nós ovelhas nas suas mãos


SOMOS OVELHAS DO SEU PASTO - Salmo 95.7

Em todas as épocas, lugares e civilizações encontramos questionamentos inerentes nos seres humanos: Donde viemos? O que somos? Por que estamos aqui? Porque morremos? Para onde vamos?

Muitos na tentativa desesperada de achar respostas à tais crises existenciais, recorrem a sua própria mente corrompida pelo pecado, formando teorias frágeis e incoerentes, que não respondem eficientemente as questões.

Nos tempos da escrita do Gênesis, por Moisés, estes mesmos questionamentos existiam e já haviam várias teorias elaboradas nas mais diversas civilizações. Inclusive a Egípcia, onde o povo de Israel estava na condição de escravo e certamente influenciado pelas teorias e hipóteses apresentadas pelos magos egípcios.

A mais conhecida estava firmada na existência de vários deuses, que criaram e governavam cada uma das áreas da vida e da existência.

Diante de tal contexto, Moisés foi chamado por Deus e incumbido de trazer a revelação ao povo, explicando de modo construtivo-histórico como tudo aconteceu. Obviamente seu objetivo não era científico, mas sim, de modo claro e simples apresentar as respostas para as perguntas existenciais de cada pessoa, indicando, em Gênesis 1.1-2.3:

OS OBJETIVOS DO LIVRO DO GÊNESIS

1 - EXALTAR O DEUS CRIADOR SOBRE TUDO -1

As coisas não surgiram espontaneamente. Há um criador, que do nada fez todas as coisas mediante sua grandeza e poder.

Em contraste as crenças de outros deuses, de um evento espontâneo, de uma evolução das espécies, Gênesis apresenta a existência de um DEUS soberano, auto-suficiente, poderoso, inteligente e que resolveu criar todas as coisas e, portanto, é digno de toda adoração e obediência. Salmo 95; Is 40.26; Ap 10.5-7

2- MANIFESTAR A BENEVOLÊNCIA DE DEUS - 4

A criação foi milimetricamente planejada, ato após ato, culminando naquilo que o próprio Deus viu: que tudo era bom!

Em cada ação criadora vemos a benevolência do SENHOR que não apenas criou, mas providenciou a manutenção da sua criação. Nada foi fruto do acaso. Há coerência na criação e aplicação dos propósitos soberanos de nosso Deus, que é bom em todos os seus atos. Salmo 104; Salmo 19

3 - EXPLICAR SOBRE NOSSA EXISTÊNCIA - 26

Se tudo foi planejado, isto inclui cada um de nós. Você não é fruto do acaso!

Segundo o filósofo Voltaire “o acaso é uma palavra sem sentido; nada pode existir sem causa” (O Filósofo Ignorante- Ed. Martins Fontes). Nessa premissa reafirmamos a verdade expressada por Moisés, Deus desejou, planejou e executou sua vontade, nos criou a sua imagem e semelhança. Deus é a causa maior da nossa existência. Nele, por Ele e para Ele fomos criados. Rm 11.33-36. S1150.

4 - INDICAR NOSSO DESTINO - 2.2

Gênesis não indica apenas de onde viemos, porque viemos, mas também tem como objetivo nos revelar sobre o nosso destino. Para onde iremos!

Toda a história dos antepassados do povo de Israel é contada de modo detalhado para explicar o porquê das coisas e o que Deus havia preparado para eles. Mostra que devemos obedecer a Deus e por sua graça entrarmos no descanso, que Ele mesmo preparou para sua glória. Hebreus 4.1-11; Gênesis 50.24-26

Moisés ao escrever, inspirado por Deus, tal revelação, não somente respondeu coerentemente às crises existenciais, como moldou a cosmovisão daquele povo que está prestes a ter uma experiência maravilhosa com Deus na libertação do Egito, dando-lhes um significado para a vida.

Da mesma forma, hoje, os ensinamentos do Gênesis servem para dar um rumo à nossa vida e indicar o modo como devemos agir, aguardando a promessa do SENHOR, referente a libertação final do pecado e da morte.

Somente em Deus temos um significado para nossa existência. Ele é o nosso Criador, benevolente, que nos fez para sua glória e para desfrutarmos da eterna comunhão.

Assim como Ele chamou o povo de Israel para sair do Egito e viver uma nova vida com Deus; hoje Ele te chama para sair da escravidão do pecado e viver uma nova vida com Ele, cumprindo assim o objetiva da sua existência. Mateus 11.28.

Rev. Everton Matheus.


178 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page